6 dicas para escovar os dentes corretamente; passo a passo

Muitas pessoas não sabem a forma certa de escovar os dentes e nem quando isso deve ser feito, o que é um grave problema. Confira as dicas abaixo e veja como atitudes simples podem fazer toda diferença.

A hora certa: O ideal é escovar os dentes sempre após a ingestão de alimentos, mas sabemos que isso é praticamente impossível. Mas dois horários são indispensáveis para se fazer a escovação, que é antes de dormir e ao despertar. Durante o sono, produzimos uma quantidade de saliva bem menor em relação a quando estamos acordados e isto facilita o surgimentos de cáries. Daí a importância de uma boa higiene oral antes de dormir e logo depois que acordar.

A escolha da escova: Use sempre uma escova dental mais macia, que deslize com facilidade entre a gengiva e os dentes. O uso de uma escova com cerdas mais duras, poderá machucar a gengiva, trazendo uma série de problemas, chegando até mesmo a expor a superfície das raízes dos dentes.

O enxague: o uso de um enxaguante bucal é bastante recomendado, pois auxilia na eliminação total dos resíduos que foram liberados durante a escovação. Vale a pena ressaltar que, quando for comprar um enxaguante, deve-se escolher o que não contém álcool e que tenha em sua composição, o peróxido de hidrogênio.

A escovação: A forma correta de se fazer uma escovação não é colocando força na escova sobre os dentes. Faça sempre movimentos circulares e sem muita pressão. È imprescindível escovar atrás dos dentes e para isso, coloque a escova na posição vertical, pois desta forma, alcançara melhor todo o dente.

Troque a escova: Ela deverá ser substituída a cada três ou no máximo quatro meses, pois além dos desgaste das cerdas, a escova poderá conter cerca de dez milhões de bactérias. E se por ventura, você ficou doente neste período, a escova deverá ser trocada de imediato, para evitar assim, o aparecimento de uma nova infecção.

A língua: Assim como os dentes, a língua também precisa ser higienizada, pois ela retém bactérias nocivas. Portanto não deixe de escová-la todos os dias.

Veja também

Dieta saudável para perder peso rapidamente