Copa do Mundo 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá

A América do Norte venceu Marrocos na candidatura para a Copa do Mundo 2026 e o presidente Gianni Infantino confirmou que este mundial será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México, os três países formarão uma gigantesca parceria.

O anúncio foi dado na manhã desta quarta-feira, dia 13, o congresso da Fifa em Moscou, na Rússia. A Copa do Mundo 2026 irá suceder a do Qatar, que acontecerá em 2022. E o mundial de 2026 será o primeiro de toda a história a contar com 48 seleções na disputa.

A candidatura, que foi liderada pelos Estados Unidos, recebeu 134 votos, inclusive do Brasil, enquanto Marrocos teve 65 votos e esta foi a quinta derrota na tentativa de ser sede de uma Copa do Mundo.

A Copa do Mundo 2026 irá estrear um novo modelo para o mundial, com mais seleções, mais jogos e mais países envolvidos na organização. Hoje são 32 times na disputa pelo mundial e em 2026 serão 48 seleções, divididas em 16 grupos de três. Os dois primeiros colocados em cada chave irão avançar para os mata-matas.

A Fifa precisará analisar novos formatos para as eliminatórias. Dos 80 jogos, 60 serão nos Estados Unidos, inclusive a grande final. As outras partidas serão divididas entre México e Canadá. Os Estados Unidos já sediou uma Copa, foi em 1994 e esta será a terceira do México.