Dia dos Namorados: saiba porque no Brasil é em junho e no resto do mundo é em fevereiro

Nos Estados Unidos e também na Europa, comemora-se no dia 14 de fevereiro o chamado ‘Valentine’s Day’, Dia de São Valentim, no Brasil, Dia dos Namorados.

Só que em nosso país, este dia, única e exclusivamente por motivos comerciais, é comemorado dia 12 de junho desde o ano de 1948.

E esta ideia surgiu do publicitário João Doria, pai de João Doria Júnior, ex-prefeito de São Paulo. Na época ele era dono de uma agência de publicidade que foi contratada por uma loja, neste período do mês de junho para tentar melhorar as vendas, que sempre eram muito fracas nesta época do ano.

O pai do ex-prefeito de São Paulo então se inspirou no sucesso de vendas que sempre se deu em maio por causa do Dia das Mães e instituiu uma outra data próxima para que se pudesse trocar presentes. A partir daí escolheu o mês de junho, que era fraco em vendas para se comemorar do Dia dos Namorados.

E o dia 12 foi o escolhido justamente por anteceder o dia em que se comemora o Dia de Santo Antônio, que já era conhecido como sendo o santo casamenteiro aqui no Brasil.

Já no ano seguinte a este acontecimento, a comemoração do Dia dos Namorados na data de 12 de junho tomou conta de todo o país.