Fortes terremotos atingem o Canadá

Nesta segunda-feira, dia 22, um forte terremoto seguido de várias réplicas atingiu o Canadá, de acordo com o USGS – Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).

O mais intenso dos abalos teve magnitude 6,8.

E o epicentro foi detectado em Port Hardy, que fica na região noroeste de Vancouver, na província de Columbia Britânica, que abrange toda a costa oeste do Canadá.

Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos e nem foi emitido um alerta de tsunami.

Mas as autoridades, assim como toda população, seguem alertas.

PIS 2018: tabela de pagamento; quem nasceu em outubro já pode sacar

Começou a ser pago nesta última quinta-feira (18) o abono salarial PIS do calendário 2018-2019, ano-base 2017, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em outubro. O PIS é pago na CEF.

No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos através do Banco do Brasil, o pagamento é para quem tem final da inscrição 3.

De acordo com o calendário do PIS, nascidos nos meses de julho a dezembro receberão ainda este ano. Quem nasceu entre janeiro e junho receberá o PIS no 1º trimestre do ano que vem.

O recurso ficará à disposição do trabalhador até o dia 28 de junho de 2019.

Quem tem direito a receber o abono

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 no ao passado.

É preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais, ano-base 2017.