Táxi sem motorista já é realidade, mas passageiros estranham o carro autônomo

O que você faria se tivesse na rua e quando desse sinal para um táxi, o carro parasse bem na sua frente, sem motorista? Você teria coragem de entrar nesse veículo? Se sentiria seguro diante do trajeto? Esta ideia, a princípio, é bem assustadora, mas a verdade é que os carros autônomos já são realidades e dentro de algum tempo estarão pelas ruas e avenidas das grandes cidades.

Na Califórnia, Estados Unidos, tem dois projetos com táxis autônomos e no começo os passageiros acham muito estranho andar em um veículo sem motorista, mas depois vão se acostumando. Em um destes projetos, é obrigatória a presença de um profissional no volante, mas sem dirigir, ele fica lá apenas por garantia e isto deixa o passageiro bem mais seguro. Só que o outro projeto não tem esta exigência e o táxi realmente se locomove pela cidade sem ninguém dentro.

Liane Randolph, comissária de Serviços Públicos da Califórnia, fez a seguinte declaração: “Tenho o prazer de lançar esses programas pilotos como parte da evolução do sistema de transporte de passageiros na Califórnia. Nosso estado é o lar de empresas inovadoras de classe mundial e estou ansioso para que esses serviços sejam oferecidos com o alto nível de segurança que esperamos de nossos provedores de serviços de passageiros“.

E à medida que estes projetos vão tendo sucesso, são levados para outras cidades dos Estados Unidos e não há como negar que em breve estará em outros países, inclusive aqui no Brasil.

O problema por aqui é a desconfiança, pois no começo muitos iriam dispensar o táxi ao descobrir que não há um motorista dentro do veículo, porém, alguns iriam gostar da novidade e não se importarão de ter esta experiência. Só que ainda há muitos testes a serem feitos, pois é preciso garantir a segurança de quem está dentro e também fora do veículo autônomo.